quinta-feira, 23 de junho de 2011

Novos Blogues

Tenho vindo a publicar neste blogue alguns posts sobre matérias diversas, mas que no essencial se contêm em três grandes temáticas:

- A Arquitectura Religiosa Moderna e Contemporânea em Portugal; 
- O Património Religioso da Região de Lisboa;
- A História e Património dos Concelhos de Almada e Seixal. 

Tendo iniciado uma actividade de publicação mais desenvolvida destas temáticas nos últimos meses, verifiquei que a utilização de um único espaço para publicação sobre as três temáticas, fazendo sentido para mim, talvez não faça tanto sentido visto de fora.

Assim optei por criar novos blogues mantendo uma mesma linha de publicação mas dividindo os posts por diferentes espaços conforme as temáticas ....


«História de Almada»
«Lugares de Almada»
«Lugares da Caparica»
«Lugares do Concelho do Seixal)
Quatro blogues uma raíz comum, a História e Património desta Banda do Tejo, aqui publicarei posts sobre diversos aspectos da História e do Património dos diversos lugares dos concelhos de Almada e Seixal.
A opção pela divisão em quatro blogues visa dar-lhes mais coerência e unidade, assim além de um blogue dedicado mais à investigação de fontes históricas sobre Almada, tenho mais três sobre a história e património dos lugares por um lado de Almada, a grande cidade da margem Sul, onde o património está mais ligada ao desenvolvimento urbano e actividade industrial, por outro lado da Caparica onde, apesar do seu actual desenvolvimento urbano, ainda se podem encontrar muitos vestígios da sua vida rural, por fim do Concelho do Seixal, com a suas três grandes vilas/cidades: Seixal, Amora e Corroios, que estiveram ligadas a Almada até 1836, e que constituem em larga medida uma síntese do que é e foi o povoamento da Banda de Além Tejo, como antigamente se chamava esta região a sul de Lisboa.

«Património Religioso da Região de Lisboa»
Será dedicado à publicação de posts sobre a história do património religioso da Região de Lisboa, onde irei publicar alguns artigos baseados nas investigações que tenho feito em fundos arquivísticos pouco conhecidos como o Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa, e os fundos da Câmara Eclesiástica de Lisboa, na Torre do Tombo, e dos Cartórios Notariais e do Distribuidor, no Arquivo Distrital de Lisboa.

«História e Arte no Período Barroco»
Será dedicado à publicação de apontamentos sobre a história e arte em Portugal no Período Barroco, sobretudo arte religiosa, mas não só, a partir de bibliografia e apontamentos recolhidos em arquivos e fundos eclesiásticos e notariais.
Considerou-se o Período Barroco o período entre o início da Dinastia Filipina (1581) e a Extinção das Ordens Religiosas (1834), sendo que os últimos 60 anos deste período são marcados já pela consolidação do estilo neoclássico, embora mantenha ainda resquícios barrocos nomeadamente ao nível da talha.

«Arquitectura Religiosa Moderna»
Será dedicado à publicação de posts sobre a arquitectura e arte religiosa em Portugal dos últimos 150 anos, trata-se no essencial de um blogue que visa promover o valor histórico e artístico de uma faceta do nosso património que, a meu ver, tem sido menos valorizada, abrangendo um período onde floresceram em Portugal diversos estilos artísticos e arquitectónicos como o revivalismo romântico (neogótico, neomanuelino, neobarroco, neoárabe e outros), o eclectismo, a arte nova, a arte revivalista do período do estado-novo dita «Portugês suave», o movimento modernista da renovação da arte religiosa e período actual de arte dita pós-moderna ou contemporânea.

Manterei o blogue «História e Património» como a espinha dorsal dos meus posts e onde publicarei alguns artigos sobre assuntos de carácter geral, passando a publicar e transcrever para novos blogues os posts específicos sobre as matérias acima descritas.
Publicarei também mensalmente um post com o índice e sumário dos artigos que for publicando nos 5 novos blogues, mantendo desta forma a sua ligação a este blogue e aos seus possíveis utilizadores. 

Espero que cada blogue sirva para divulgar aspectos da História e Património do nosso país dentro das temáticas específicas referidas e que pela sua natureza podem apelar públicos diferentes.

RUI M. MENDES
23 de Junho de 2011

Sem comentários: