quinta-feira, 23 de junho de 2011

Novos Blogues

Tenho vindo a publicar neste blogue alguns posts sobre matérias diversas, mas que no essencial se contêm em três grandes temáticas:

- A Arquitectura Religiosa Moderna e Contemporânea em Portugal; 
- O Património Religioso da Região de Lisboa;
- A História e Património dos Concelhos de Almada e Seixal. 

Tendo iniciado uma actividade de publicação mais desenvolvida destas temáticas nos últimos meses, verifiquei que a utilização de um único espaço para publicação sobre as três temáticas, fazendo sentido para mim, talvez não faça tanto sentido visto de fora.

Assim optei por criar novos blogues mantendo uma mesma linha de publicação mas dividindo os posts por diferentes espaços conforme as temáticas ....


«História de Almada»
«Lugares de Almada»
«Lugares da Caparica»
«Lugares do Concelho do Seixal)
Quatro blogues uma raíz comum, a História e Património desta Banda do Tejo, aqui publicarei posts sobre diversos aspectos da História e do Património dos diversos lugares dos concelhos de Almada e Seixal.
A opção pela divisão em quatro blogues visa dar-lhes mais coerência e unidade, assim além de um blogue dedicado mais à investigação de fontes históricas sobre Almada, tenho mais três sobre a história e património dos lugares por um lado de Almada, a grande cidade da margem Sul, onde o património está mais ligada ao desenvolvimento urbano e actividade industrial, por outro lado da Caparica onde, apesar do seu actual desenvolvimento urbano, ainda se podem encontrar muitos vestígios da sua vida rural, por fim do Concelho do Seixal, com a suas três grandes vilas/cidades: Seixal, Amora e Corroios, que estiveram ligadas a Almada até 1836, e que constituem em larga medida uma síntese do que é e foi o povoamento da Banda de Além Tejo, como antigamente se chamava esta região a sul de Lisboa.

«Património Religioso da Região de Lisboa»
Será dedicado à publicação de posts sobre a história do património religioso da Região de Lisboa, onde irei publicar alguns artigos baseados nas investigações que tenho feito em fundos arquivísticos pouco conhecidos como o Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa, e os fundos da Câmara Eclesiástica de Lisboa, na Torre do Tombo, e dos Cartórios Notariais e do Distribuidor, no Arquivo Distrital de Lisboa.

«História e Arte no Período Barroco»
Será dedicado à publicação de apontamentos sobre a história e arte em Portugal no Período Barroco, sobretudo arte religiosa, mas não só, a partir de bibliografia e apontamentos recolhidos em arquivos e fundos eclesiásticos e notariais.
Considerou-se o Período Barroco o período entre o início da Dinastia Filipina (1581) e a Extinção das Ordens Religiosas (1834), sendo que os últimos 60 anos deste período são marcados já pela consolidação do estilo neoclássico, embora mantenha ainda resquícios barrocos nomeadamente ao nível da talha.

«Arquitectura Religiosa Moderna»
Será dedicado à publicação de posts sobre a arquitectura e arte religiosa em Portugal dos últimos 150 anos, trata-se no essencial de um blogue que visa promover o valor histórico e artístico de uma faceta do nosso património que, a meu ver, tem sido menos valorizada, abrangendo um período onde floresceram em Portugal diversos estilos artísticos e arquitectónicos como o revivalismo romântico (neogótico, neomanuelino, neobarroco, neoárabe e outros), o eclectismo, a arte nova, a arte revivalista do período do estado-novo dita «Portugês suave», o movimento modernista da renovação da arte religiosa e período actual de arte dita pós-moderna ou contemporânea.

Manterei o blogue «História e Património» como a espinha dorsal dos meus posts e onde publicarei alguns artigos sobre assuntos de carácter geral, passando a publicar e transcrever para novos blogues os posts específicos sobre as matérias acima descritas.
Publicarei também mensalmente um post com o índice e sumário dos artigos que for publicando nos 5 novos blogues, mantendo desta forma a sua ligação a este blogue e aos seus possíveis utilizadores. 

Espero que cada blogue sirva para divulgar aspectos da História e Património do nosso país dentro das temáticas específicas referidas e que pela sua natureza podem apelar públicos diferentes.

RUI M. MENDES
23 de Junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Um Certo Olhar (1): Na Atalaia … da Trafaria

Introdução
Nas visitas e passeios que faço pelo nosso património, e já são muitos ao longo destes anos, tenho tido oportunidade de fotografar nas nossas paisagens e monumentos alguns instantes que ficaram na memória …

Gostando muito de fotografia, mas não sendo fotógrafo profissional, nem me considerando especialmente competente na matéria, acredito que mesmo assim sou capaz de captar algumas imagens de interesse pictórico …

Irei divulgando aqui algumas delas acompanhadas por um pequeno texto sobre a história dos lugares e impressões que tive quando as tirei … a que darei o nome de «Um Certo Olhar» …

Na Atalaia … da Trafaria

No dia 19 de Março de 2011, num Sábado à tarde, visitei a vila da Trafaria para tirar algumas fotografias do património local, em especial da Igreja de São Pedro e da Ermida de Nossa Senhora da Conceição, sobre a qual publiquei um post neste blog.

No património da Trafaria há contudo um outro templo que é menos conhecido, até pela sua inacessibilidade, é o caso da Capela de Nossa Senhora da Saúde, situada dentro do Forte da Trafaria.
Edificada originalmente em 1678 por determinação do Provedor-Mor e Oficiais da Saúde da Câmara de Lisboa, junto aos Armazéns do Lazareto do Porto de Belém (situado então na Trafaria), foi reedificada em 1725 em conjunto com os edifícios principais do Lazareto, seguindo o projecto do arquitecto Mateus do Couto, projecto o qual lhe deve ter dado as feições actuais.
Teve posteriormente obras de restauro da ruína causada pelo terramoto de 1755, as quais se achavam concluídas em 1786.

Em 1743, sob a direcção do Sargento-mor Engenheiro Carlos Mardel, são introduzidas diversas melhorias no Lazareto, sendo construída uma enfermaria e sendo murado, colocando um portão que vem impedir o acesso da população da Trafaria á Capela em período de quarentenas, esta situação de falta de acesso directo à Capela continuou, mesmo depois da transferência do Lazareto da Trafaria para a Torre Velha em 1815, assim permanecendo até aos dias de hoje ...

Logo, à falta de melhor, tentei tirar uma fotografia do exterior do Forte com o melhor ângulo possível, tentando também captar algum aspecto curioso da Capela que pudesse utilizar em futuras publicações, e o que saiu foi a foto abaixo, a que chamei «Na Atalaia … da Trafaria», trata-se de uma Gaivota pousada no cruzeiro da fachada da Capela olhando no horizonte o pôr-do-sol em direcção à Barra do Rio Tejo ….

RUI M: MENDES
21 de Junho de 2011

Lugares da Charneca de Caparica (2): A Aroeira, patrimónios do passado e do futuro

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Novo site da Paróquia de Cacilhas



Para quem quiser conhecer um pouco melhor a história da Freguesia de Cacilhas em Almada e da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
 
Cacilhas vista do Rio, 1846, Gravura xilográfica de João Pedroso
Fonte: Revista Panorama, Vol. 1, 1847, p. 137

RUI M. MENDES
15 de Junho de 2011

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Comemoração do Dia Internacional dos Arquivos

Comemoração do Dia Internacional dos Arquivos seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Arquivo Histórico Municipal



  
O Arquivo Histórico Municipal de Almada, no âmbito da celebração do "Dia Internacional dos Arquivos", dia 9 de Junho de 2011, abre a as suas portas das 10.00h. às 19.00h., para que todos os cidadãos possam visitar as suas instalações e descobrir alguns dos seus "tesouros".
  
O programa das comemorações inclui visitas guiadas ao Arquivo, aprazadas para as 10h, 15h e 17h. As visitas, sujeitas a marcação prévia, serão em grupos de pequena dimensão e incluem a apresentação do Arquivo e das actividades profissionais a ele associadas.
 

Contactos para marcação
Rua Visconde Almeida Garrett, 12
2800-014 Almada
Tel.: 212724900
Fax: 212724919
E-mail: arq.hist.mun@cma.m-almada.pt