sábado, 12 de novembro de 2005

Para pesquisar história e património










sexta-feira, 1 de julho de 2005

Património e Arte

Uma das razões que me leva a publicar este blog é defender a tese que Património e Arte não são necessariamente uma e a mesma coisa, mesmo que em dados momentos (felizes!) possam coincidir no tempo e no espaço.
E porquê esta preocupação?
Bem, acima de tudo, porque tenho a consciência que a opinião pública no geral (ou pelo menos a que se vê publicada em meios de comunicação social escrita e falada, sejam eles vinculados a entidades privadas ou públicas) não dá o devido valor aos Imóveis e Espaços Públicos que no tempo presente se vão construindo e renovando e que são face mais visível da história e progresso das nossas aldeias, vilas e cidades.

Uns dirão porventura que a larga maioria dos imóveis públicos modernos primam pela ausência de critério, pela falta de escala, pela insignificância do valor artístico, ora é precisamente aqui que eu penso que devemos nos centrar e procurar perceber o porquê destas características e avaliar se elas são mesmo uma constante em tudo o que se faz ou se pelo contrário já foram assumidas com uma verdade imutável que ostraciza e toda qualquer tentativa de inovar, de fazer arte, de criar um espaço monumental.
A verdade é que corremos o risco de um dia vir o nosso vizinho do lado perguntar porque é que casas, as câmaras, os mercados, os tribunais, as igrejas e os centros culturais, em Portugal são todos iguais.

Para dar o exemplo junto hoje as fotografias de uma viagem recente à zona de Aveiro e Pombal, onde encontrei alguns edifícios muito interessantes:


Aveiro: Igreja de Nossa Senhora de Fátima (1968)
Interessante crucifixo com um Cristo espelhado.


Aveiro: Igreja de Quintãs (Oliveirinha) (2000)


Pombal: Igreja Nova da Guia (1997)

Até à próxima,
RM (Dr. Strange)

quinta-feira, 30 de junho de 2005

Este é o início de um blog

Este é o início de um blog cujo objectivo é relatar as minhas viagens em Portugal (e fora do país) e as minhas pesquisas sobre história e património locais (especialmente arquitectura religiosa moderna).

Será pois, um blog dedicado a considerações pessoais e ao diverso arquivo que possuo sobre estas matérias.

Muitos dos temas que irei abordar são temas e assuntos pouco desenvolvidos na net, assim, espero ter a colaboração de gente interessada em deixar um contributo positivo (com críticas, correcções e comentários sobre as inserções que entretanto for deixando).
Gostaria desde já agradecer a participação de outros interessados no desenvolvimento deste blog pois só assim ele se tornará naquilo que um blog deve ser, pessoal por um lado, mas também um ponto de encontro de pessoas com interesses comuns.

Tudo o que publicar irá resultar das minhas próprias experiências e opiniões pessoais, baseado sempre que possível em fontes de informação rigorosas, mas mesmo assim de carácter pessoal, pelo que, será sempre possível que este blog venha a conter dados incorrectos e opiniões pouco consensuais.

Já agora para começar deixo uma proposta que é naturalmente um bom mote para todos quantos venham a estar interessados neste blog:

- Passei ontem por Alverca do Ribatejo e não posso deixar de louvar a coragem e a visão do Padre José Maria de Sousa Alvim Calado Cortes (FSCB) e dos paroquianos de Alverca e Sobralinho na construção de dois espaços de culto modernos e com um forte impacto (embora de linhas simples) nas respectivas comunidades locais, estou pois a falar das novas igrejas do Espírito Santo (paroquial do Sobralinho) e dos Pastorinhos de Fátima (Alverca do Ribatejo), inauguradas já em 2005.

Igreja do Divino Espírito Santo (Sobralinho):


Igreja dos Pastorinhos de Fátima (Alverca do Ribatejo):

De regresso,
RM (Dr. Strange)