Ter um Blog é como ter uma namorada!
É algo que se deve fazer por gosto e amor e para o qual se deve ter tempo, desejo e muita força de vontade, de outro modo a coisa não dura!
Por vezes deixamos que a nossa disponibilidade profissional e outros interesses sejam mais fortes que o blogue, como foi o meu caso, mas agora acredito que é tempo de regressar ao blogue.
E é tempo, porque as condições já não são as mesmas do que as que existiam há dois anos atrás:
- por um lado, houve um grande salto em termos da divulgação da arquitectura contemporânea em Portugal com a apresentação do Inquérito à Arquitectura Portuguesa do Século XX, iniciativa da Ordem dos Arquitectos;
- por outro, a arquitectura religiosa moderna entrou definitivamente na ordem do dia com todas as actividades relacionadas com a inauguração próxima da nova igreja da Santíssima Trindade em Fátima;
Em termos de divulgação do património religioso as fontes históricas estão agora mais acessíveis através dos portais da Biblioteca Nacional e da Torre do Tombo.
Em termos de publicações começou a ser publicado pelo Circulo de Leitores a obra «Portugal Património» que visa ser a obra definitiva nesta área.
Tendo em conta estes factos uma pergunta se pode colocar:
Qual o interesse de um blogue sobre arquitectura contemporânea e partimónio religioso?
A resposta não poderia ser mais concludente:
É de todo o interesse!
Porque afinal nenhuma das iniciativas até agora lançadas, apesar do valor e mérito que sem dúvida possuem, estão longe ainda de ser definitivas nos respectivos campos, e porque afinal a melhor maneira de conhecer e divulgar a nossa história e património é visitá-lo e são essas visitas que eu tenciono continuar a divulgar neste blogue.
O vosso,
Dr. Estranho
Nova Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima
Fonte:http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=1303
Sem comentários:
Enviar um comentário