segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Coruche - O Coração da Lezíria

Num fim-de-semana de Agosto nada mais agradável que visitar o coração da Lezíria - Coruche!

É uma visita que é bastante agradável e mais ou menos extensa consoante o tempo disponível, no entanto, se não se quiser dispender muito tempo, e se o o ponto de partida for a Região de Lisboa, a visita pode bem ser feita numa tarde (dependendo do ponto de partida), uma tarde bem passada, diga-se de passagem.

Hoje em dia, fruto das novas Auto-Estradas bem como da Ponte da Lezíria (Carregado-Samora), Coruche está bastante próxima de Lisboa, basta como se disse ir em direcção ao Carregado, tomar a direcção da Ponte das Lezíria para uma viagem bastante agradável sobre o Rio Tejo e através das lezírias e rapidamente se chega à A13 (Almeirim-Marateca) onde tomamos a direcção de Salvaterra, saímos pois em Salvaterra e tomamos a direcção de Coruche (Nacional 114-3).

Dependendo do tempo que se tenha poderá sempre fazer pequenos desvios para visitar alguns sítios bem agradáveis, como por exemplo a Barragem de Magos ou a vila da Glória do Ribatejo, de qualquer modo eis as minhas impressões:

1.ª Paragem - Várzea Fresca (Foros de Salvaterra)
Esta povoação pertencente à freguesia de Foros de Salvaterra (região originada no processo de aforamento iniciado em 1845, pela Junta de Paróquia de Salvaterra de Magos) é uma localidade cujo edifício de maior relevo é a:


Igreja da Senhora da Conceição (1981)







Templo moderno de linhas simples, à sombra de um depósito de água, e situada à entrada da povoação embora relativamente separado da mesma.

2.ª Paragem - Barragem de Magos - Granho Novo (Marinhais)
Um local muito aprazível, a Barragem (construída em 1934) tem próximo um bairro ou povoação denominada Granho Novo, provavelmente originário do próprio processo de construção da barragem.
Neste local, com habitações maioritariamente de fim-de-semana, existem algumas vivendas de relevo, bem como uma quinta de turismo de habitação (Casa do Granho), embora a povoação em si não tenha sequer arruamentos alcatroados.


3.ª Paragem - Herdade do Arneiro da Azinheira (Marinhais)
No caminho entre a Barragem de Magos e Marinhais encontramos esta herdade com duas interessantes torres cuja utilização não conseguimos descortinar.
Os edifícios da Herdade são constituídos por uma parte mais recente bem conservada e uma parte mais antiga com casernas e edifícios destinados aos trabalhos da lavoura.



4.ª Paragem - Glória do Ribatejo
Ao sairmos de Marinhais (uma vila muito extensa e dispersa) em direcção a Glória passamos junto à entrada de umas instalações militares - RARET (Rádio Retransmissão) onde nos ocorre o pitoresco de aparentemente no meio do mato encontrarmos uma caixa multibanco, só de seguida nos apercebemos que se tratam de facto instalações militares.

À chegada a Glória percebemos que a vila se encontra engalanada para receber as festas locais, tão típicas desta altura do ano.
Glória é uma terra marcadamente rural rodeada de pinhais e de campos agrícolas, o centro da vila é claramente o largo da igreja e do coreto, local onde também podemos encontrar um monumento à memória de Alves Redol.

O monumento mais significativo é sem dúvida a:


Igreja da Senhora da Glória (1783)



Conta a lenda que a mesma senhora terá intercedido por Dom Pedro I quando este era perseguido por um felino quando por aqui caçava (no distante ano de 1369).
Foi pois em memória do facto que aqui se fundou uma ermida que invocava a referida santa, e foi em torno desta ermida que surgiu esta povoação.
A ermida que mais tarde se fez capela e actualmente é igreja paroquial é um típico templo de aldeia rodeado por um agradável e pequeno jardim, onde podemos podemos também admirar um painel de azulejos sobre o episódio que deu origem ao templo, bem como uma capela de círios e uma capelinha-mor destacadas do corpo do templo.

5.ª Paragem - Fajarda
Entrados no concelho de Coruche encontramos a localidade da Fajarda, na realidade mais uma localidade resultamento de um processo de aforamento desta vez de iniciativa privada - foi António Ferreira Roquette e a sua mulher D. Rita Queriol Roquette que numa parte da sua Herdade da Fajarda promoveram a partir de 1898 a distribuição de terrenos por cerca de 200 famílias criando Colónias Agrícolas num processo mais tarde seguido pela iniciativa pública (veja-se o exemplo dos Colonatos de Pegões).

Hoje em dia a Fajarda é uma freguesia (desde 1984) e extensa povoação dispersa por cerca de 5-6 km entre a Estrada Municipal de que vai da Glória para Coruche e a Estrada Nacional 114-3. A sua população é maioritariamente originária das beiras, gentes que no século XIX-XX para aqui se deslocaram para trabalhar nas extensas herdades desta parte do Ribatejo.

Para lá do Monte do Roquete e do Monte da Fajarda que não tivemos oportunidade de visitar encontramos na Fajarda dois edifícios de interesse:

Casa Mortuária da Fajarda (XX)
Edifício recente e de invulgares dimensões para o fim a que se destina, o mesmo encontra-se num recinto bastante bem tratado tendo próximos um nicho do Santo António (padroeiro da terra) e o Cemitério.

Igreja Matriz de Santo António (XX)



Edifício recente, templo de linhas modernas e de cores típicas da arquitectura do sul do país (pintado de branco e azul).

De passagem a caminho de Coruche encontrámos um invulgar Bairro da Serração, espécie de Bairro Industrial próximo de uma grande serração que faz o tratamento da muita madeira abundante por estas partes.

2 comentários:

Anónimo disse...

It seems you had very much nice weekend...
Please tell us more about Portuguese church!!

Anónimo disse...

The fivе tests covеr soсial studies, science, reading, mathemаtiсs,
and writing. Manual translation сan also bе dоne between languages asіde frοm English.

Those with mіlitary scholarships may have up to fiftееn perсent with their tuіtion coveгed
if they may be still actiѵe duty.

Неre is my web site :: a succinct read on Nutrition Degree Ut Tyler