segunda-feira, 19 de março de 2012

Revista Anais de Almada n.º 13-14 (2010-2011)



Foi lançado no passado dia 15 de Março, no Arquivo Histórico Municipal de Almada (Casa Pargana), mais um número da revista cultural “Anais de Almada”, desta vez o número duplo 13-14 (2010-2011).
Neste novo número podemos, ao longo das suas mais de 300 páginas, ler nove interessantes artigos da responsabilidade de historiadores, investigadores, jornalistas, professores e ensaístas, em temáticas tão diferentes como a história da assistência social, do notariado, do movimento cooperativo e da classe operária em Almada, ou ainda estudos sociais ligados a projectos de urbanismo e da promoção da leitura locais, bem como novas perspectivas sobre duas figuras ligadas à cultura almadense, neste caso o pintor-poeta Victor Ferreira e o escritor Romeu Correia.
Esta revista, cujo primeiro n.º viu a luz do dia em Junho de 1998, conta com quase quinze anos de publicação ao longo dos quais têm sido apresentados nas suas páginas artigos de estudiosos que se têm dedicado à cultura, história e sociedade almadenses, artigos esses, na sua maioria inéditos, e que têm vindo a constituir um importante acervo bibliográfico, não só para a comunidade local, como também para trabalhos académicos de âmbito regional e nacional.
Almada, 19 de Março de 2012

1 comentário:

Manuela Caeiro disse...

Em busca de uma imagem dos Anais de Almada, nºs 13-14, vim ter a esta notícia, a este blogue. Assinalo, deste modo, a minha passagem por aqui. Gostei. Voltarei.