domingo, 13 de maio de 2012

Cartaz do PSD Seixal sobre a Reforma Administrativa


    Peço desculpa mas o novo Cartaz do PSD Seixal sobre a Reforma Administrativa é uma ofensa à inteligência das populações!

    Assim como é uma ofensa que, quem esteja numa autarquia para defender os interesses dessas mesmas populações, se conforme com decisões políticas que sabe que são extremamente injustas e sem qualquer base política, social ou económica, e que nada faça contra as mesmas apenas porque são de um governo do mesmo partido!
    Acham justo e correcto querer acabar-se com uma freguesia como a Arrentela (sim porque a actual reforma tudo indica assim o levará efeito pois a sede de concelho tem de ter uma freguesia e a Amora e Corroios sendo as maiores do concelho nunca seriam extintas), sendo que:
   A Arrentela é a mais antiga freguesia do concelho, mais antiga que as freguesias do Seixal, de Aldeia de Paio Pires e de Fernão Ferro!
     A Arrentela é a 3.ª maior freguesia do concelho do Seixal com mais de 25.000 habitantes!
Isto não é política, isto é gozar com as pessoas e todos os cidadãos sejam ou não do mesmo partido do governo tem a obrigação moral de denunciar esta reforma feita a talhe de foice ….
Sabemos que a memória das pessoas por vezes prega-nos partidas mas para que certos factos não sejam esquecidos, publico aqui uns quantos factos:

Projectos Lei do PSD sobre a reforma administrativa do Concelho do Seixal:
Entrada
Título
Autores
Notas
1997-05-14
480/VII
Criação do município de Amora e das freguesias de Cruz de Pau, Foros de Amora, Miratejo, Nossa Senhora de Monte Sião e Vale de Milhaços e a alteração dos limites da freguesia de Corroios
Lucília Ferra (PSD)
Obs: Esta Iniciativa caducou em 1999-10-24
1998-02-18
360/VII
Reorganização administrativa do território do concelho do Seixal com a criação das freguesias de Cruz de Pau, Miratejo e Torre da Marinha e com a alteração dos limites das freguesias da aldeia de Paio Pires, Amora, Arrentela, Corroios e Seixal.
Luís Marques Guedes (PSD) , Manuel Moreira (PSD) , Artur Torres Pereira (PSD)
Obs: Esta Iniciativa caducou em 1999-10-24
2000-03-18
134/VIII
Reorganização administrativa do território do concelho do Seixal com a criação das freguesias de Cruz de Pau, Foros de Amora, Miratejo, Torre da Marinha, Vale de Milhaços e redefinição das cidades de Amora e Seixal.
António Capucho (PSD) , Lucília Ferra (PSD)
Obs: Esta Iniciativa caducou em 2002-04-04

    Afinal o mesmo PSD que achava ainda há 10 anos atrás que um Concelho do Seixal com 11 freguesias (+5 freguesias que as actuais) era um concelho com uma divisão administrativa equilibrada, entende agora que o correcto são três freguesias (cada uma com uma média de 50~60.000 habitantes). O que terá mudado entretanto? O concelho cresceu ... e a resposta do PSD é menos serviços .... tá certo!

    Felizmente ainda há políticos com a espinha direita, p. ex.º António Capucho, que em 2000 assinou um dos projectos acima referidos, e que até pouco era presidente da Câmara Municipal de Cascais, entregou o cartão do partido por discordar com este mesmo tipo de medidas no Concelho de Cascais.

   Não  venham dizer que este tipo de medidas é necessário por causa da situação económica do país, pois nem o orçamento de todas as freguesias do país representa um valor significativo, nem o próprio governo o afirma, se afinal não é para poupar, porquê uma reforma feita tão em cima do joelho?

Rui M. Mendes
Arrentela, 13 de Maio de 2012

Sem comentários: